1 de abril na ZON

ois pessoal

acho q me vou rir um cadito. ñ dos clientes, mas do movimento patético da ZON

como se não bastasse o traffic shaping, fidelização de 12 e 24meses, "trágefo ilimitado" (que obviamente não existe de facto em nenhum ISP do planeta e não passa de publicidade enganosa, mas que a PT/ZON simplesmente tinham! de importar e standardizar em portugal), preços absurdos nas modalidades de net mais fracas (que não conseguem rivalizar com mais nada em portugal, parece que tamos de novo em 2003), além de diversos problemas que a antiga TV Cabo ainda na PT e a PT em geral desde sempre tiveram em manter bons serviços e estáveis serviços, além do atendimento, etc etc (não que seja geral, mas há sempre casos RIDICULOS como o do meu primo, como há em todos os ISPs, mas LOL o do meu primo…),
bom ora bem só faltava mais um golpe do gigante em portugal

http://www.zon.pt/Internet/Tarifarios.aspx

> Informamos que, a partir do próximo dia 1 de Abril de 2009, as mensalidades dos tarifários ZON NETCABO serão actualizadas para €19,99 no caso dos 4Mb, €24,99 no caso dos 8Mb, €35,59 no caso dos 18Mb e €59,99 no caso dos 30Mb.

agora a sério, a não ser que seja um brincadeira de muito mau gosto, sendo o 1 de abril (mas ñ me parece q fossem mentir e perder reputação e clientes só na brincadeira), isto quer dizer que efectivamente:

modalidades, antes e depois, diferença
2Mb - €14,99 -> =
4Mb - €19,82 -> €19,99 (+0,17€)
8Mb - €19,84 -> €24,99 (+5,15€)
18Mb - €20,44 -> €35,59 (+15,15€)
30Mb - €44,64 -> €59,99 (+15,35€)
as modalidades descontinuadas tb serão actualizadas

enfim… a não ser que esteja a ler mal, acho que pelo conhecimento que tenho, isto não é uma operação muito legal, por vários motivos:
- tanto quanto sei, os preços antigos não adveem de promoções, mas posso tar errado, não me dei ao trabalho de procurar
- fidelização já em curso, implica ficar em contrato que não costuma ser alterado, muito menos cancelado
- ao não poder cancelar contracto e estar ligado aos preços que eles ditam, se quisessem até podiam começar a cobrar valores irrealistas, como 100€ por mês, ou seja, tamos à merçê deles
- moralmente errado, classificado como roubo, burla e/ou extorsão (recentemente tive um caso destes como uma empresa que me queria cobrar 100$ após cancelar os serviços… fiz alarido em várias organizações e enviei toda a documentação; ao fim de 1 semana devolveram-me o dinheiro)
- perca de liberdades que disto tudo adveem que se podem propagar a outros ISPs e até a outros serviços e empresas não relacionadas, por tolerância e falta de acção judicial nestes casos
- etc

sinceramente, um advogado que apareça, leia o TOS da ZON e dê a sua opinião
não me parece que seja legal, muito menos correcto, aumentarem assim os preços de rajada
e se não for, façam queixa imediatamente

uma coisa é aumentarem/baixarem os preços para novos clientes, como assisto na cabovisao que já tenho desde 2002.
os tarifários antigos permanecem; nem sequer te contactam a perguntar se queres migrar (embora fosse boa ideia fazerem-o); se quiseres migrar para novos contractos ou mudar velocidades, és tu que os contactas e requisitas isso

OUTRA coisa é actualizarem todos os contractos existentes, sem pedir autorização. não faço ideia se vão enviar carta a informar dos novos preços (presumo que seja obrigatório enviar), provavelmente até vão, provavelmente até só vão uns poucos dias antes da mudança para evitar protestos (como no caso que a tal empresa me tentou burlar, enviaram email já 3 dias depois do inicio da cobrança)

força, deem a vossa opinião. a minha é que os gigantes PT/ZON continuam a ser monopolistas, capitalistas e xulos de primeira e que nada mudou desde o inicio. amen cabovisão, ainda bem que mantenho o serviço convosco!

Este assunto está a ser discutido no bandalarga.org em “1 de abril na ZON“.

Comments are closed.